quarta-feira, 8 de abril de 2009

PROJETO "SEU OLHAR"


INTRODUÇÃO

Um educador deve estar sempre atento aos seus alunos, verificar seus anseios, pensamentos, o que lhes desperta atenção, o que é moda, etc. e buscar trazer isso para a sala de aula, fazendo disso uma prática pedagógica, moldando, criando versões, adaptando.
A escola tem que se revigorar, estar preparada para os novos desafios, os métodos, as práticas, os projetos pedagógicos, a atual estrutura de funcionamento e equipamentos, a postura dos profissionais de educação, ou seja, a maneira como a escola trabalha e os vínculos que mantém com os alunos, pais e sociedade, de uma forma geral, devem passar por mudanças. O mundo e os educandos não são mais os mesmos.
Assim, objetivamos trabalhar com os alunos da Escola Municipal Pedro Paulo de Medeiros, estendendo as outras instituições escolares, públicas e particulares o trabalho com fotografias, o uso da imagem, geradas pelos alunos como recurso pedagógico, nas mais diversas formas, através de um concurso de fotografias intitulado Projeto “Seu Olhar”, para dar um dinamismo as aulas, valorizando os alunos, incentivando-os a estudar, porque notamos que estes apreciam muito formas diversificadas de ensino, e gostam muito de sentirem-se importantes e também de mostrar aquilo que produzem além de serem reconhecidos pelos pais, educadores e sociedade como um todo, oportunizando-lhe a socialização através das tecnologias, como a máquina digital, que é uma constância em suas vidas. A observância do uso destes materiais pelos alunos, levou a consideração de usá-los como material didático, mostrando a escola como meio catalisador que deve desenvolver toda e qualquer oportunidade possível para trazer-lhes um aprendizado, trabalhando a consciência social e ambiental, fazendo-os refletir e mostrar isso em seu olhar único.
Notamos o número constante de aparelhos celulares e máquinas fotográficas digitais que os alunos traziam para a escola e como, a todo o momento, faziam poses, fotografando a si, isso ou aquilo, enfim tudo o que para eles era interessante, tanto em sala de aula, como na entrada, recreio e saída. Assim, após pesquisa e estudo, consideramos viável fazer uso das fotografias produzidas por eles.
Os estudantes andam, de certa forma, desmotivados em estudar. Em conversa com os educandos, eles dizem que querem ser valorizados enquanto estudantes, querem aulas mais dinâmicas, sentir-se parte da escola. Eles o são, mas, muitas vezes não se sentem assim. Ficam como espectadores.
É preciso fazer com que os alunos entendam os conteúdos, adquiram competências, e isso através de práticas pedagógicas que permitam-lhes sair da forma passiva do processo de ensino-aprendizagem, para uma postura mais ativa. E, por que não, por meio das imagens, das fotos produzidas por eles mesmos? Através das lentes podem contextualizar o mundo à sua volta, mostrar o cotidiano. Aquilo que eles vêem e retratam nas imagens é o que estudam em sala, mostrar o olhar que têm do mundo à sua volta, poderem detectar como eles vêem a escola, a família, o meio, deixá-los usar sua imaginação, criatividade, tudo o que é necessário para despertar talentos, orientar, mediar conhecimentos.

JUSTIFICATIVA
O projeto justifica-se porque trabalhar imagens, permite desenvolver alunos observadores, críticos, reflexivos, sensíveis e construtores de conhecimentos. Nesse processo de aprendizagem , a fotografia não é o produto final do projeto, mas a observação, análise e estudo da imagem/foto e as inferências com que o aluno produzirá a partir dela o que é de mais significativo, pois, contribuirá para o seu desenvolvimento cognitivo e afetivo.
OBJETIVOS
Fazer uso das fotografias produzidas pelos alunos como prática pedagógica/metodologia de ensino, através de um Concurso de Fotografias, integrando outras instituições escolares, levando à socialização através das máquinas fotográficas.
Mudar a postura do educando, oportunizando-o ser ativo no processo de ensino-aprendizagem, permitindo-lhe ser crítico, reflexivo, manifestando-se através das imagens produzidas, reveladas pelo olhar único de cada um.
Mostrar a capacidade e preocupação da escola em realizar eventos que chamem a atenção para uma educação eficiente, não se limitando à falta de recursos financeiros.
Ações
1. Elaboração do Projeto
2. Escolha dos conteúdos a serem trabalhados em sala de aula, fazendo o uso das fotografias.
3. Abertura do edital do Concurso, escolha dos temas.
4 Criação de blogs.
5. Extensão da proposta
6. Procura de parcerias
7. Oficina de fotografias
8. Trabalho de campo
9. Análise, interpretação, trabalhos em sala com as fotografias. Inscrições no Concurso
10. Premiação e exposição
Estratégias
Após estudos e pesquisas, elaboramos o projeto e apresentamos aos colegas educadores, direção e coordenação. Discutimos a idéia, reformulamos algumas partes do projeto, após isso, apresentamos o projeto em forma de proposta aos alunos
Cada educador ficou de elaborar uma atividade ou projeto fazendo uso das fotografias. Ver a melhor forma de trabalhar determinados conteúdos em sala de aula, fazendo uso das imagens.
Elaboramos um edital do Concurso de Fotografias “Seu Olhar”. Tendo como tema: Natureza, Cidade, Patrimônio Histórico, Família, Retrato, Grafismo, Escola e Fotos em Movimento.
Foram criados blogs pelos alunos e professores, inclusive o blog do Concurso com o edital e dicas de como trabalhar as fotografias em sala.
Após um jornal local, ter feito uma reportagem sobre o concurso, houve interesses de pais, alunos e professores de outras escolas, realizamos reunião com a comissão e decidimos estender a proposta, para a participação de alunos do ensino infantil até ensino médio e EJA
Buscamos parceiros que pudessem coloborar com o projeto, premiações, desconto para os alunos na revelação das fotografias, local para expor as fotos, além da escola, visto que a mesma não dispõe de recursos para um evento de grande porte. Assim, buscamos pessoas para julgar as fotografias.
Realizamos oficinas de fotografia com os alunos da Escola Municipal Pedro Paulo de Medeiros, para que esses aprendessem como operacionalizar as máquinas fotográficas, tendo noção de partes técnicas ao tirar fotografias, enquadramento, iluminação, contraste, etc.
Buscamos levar nossos alunos a diferentes localidades, para que esses pudessem registrar o que haviam aprendido em sala, para que pudessem mostrar o conhecimento e visão que têm sobre o mundo ao redor.
Após registros, cada professor trabalhou seu tema, seu conteúdo em sala de aula, proporcionando aulas dinâmicas e prazerosas. Após os trabalhos desenvolvidos, os alunos puderam optar se iam ou não se inscrever no Concurso.
10. Realizamos uma noite de premiação, com todos os alunos participantes, seus pais e professores, enviamos convites a todos, contamos com a presença de autoridades, imprensa e cerca de quase mil pessoas no local , sendo a escola, obrigada a realizar o evento fora dos seus muros, escolhendo um local propício para o evento, onde apresentamos as fotos, garantimos fala a professores, diretores, e autoridades, premiamos os alunos e sorteamos prêmios entre todos. Ao fim, no local, aos cuidados de pais e professores os estudantes tiveram um momento de integração com uma discoteca, onde puderam dançar e trocar experiências sobre o Concurso.
Na outra semana, realizamos a abertura da exposição com as 16 primeiras colocadas na Casa Rio Tinto, onde os educandos receberam troféus e, além de apreciar as fotos, degustaram um coquetel feito especialmente para eles, sem bebidas alcóolicas.
O passo seguinte é a realização da exposição na Escola Municipal Pedro Paulo de Medeiros, onde os alunos e pais irão escolher as melhores fotografias.
Recursos
1. Computador, impressora, papel, caneta, lápis.
2. Caderno, caneta, lápis, livro didático, fotografias
3. Papel, computador, mural, internet, fotografias, edital.
4. Computador, internet, fotografias, blogs,
5. Internet, papel, imprensa local, folder, cartazes., Núcleo de Tecnologia Educacional, Secretaria Executiva de Educação.
6. Ofícios, projeto, educador, carro, gasolina, jurados.
7. Fotógrafo profissional, máquinas fotográficas
8. Carro, gasolina, máquinas fotográficas.
9. Fotografias, caderno, caneta, computador, ficha de inscrição.
10. Prêmios (máquinas fotográficas digitais, MP3, MP4, MP5, Book, Kits de beleza, ampliação de fotografias, troféus)
Salão para eventos, data show, computador, bandeira do Brasil, Hino Nacional, painel, microfone, cadeira, DJ, jogo de luz, telão
Ampliação das Fotografias, expositores, garçons, coquetel.
Mural, cédula para escolha das fotos por parte dos alunos.
"Seu Olhar" +

O projeto serviu para integrar escolas e alunos. Participaram cerca de 15 instituições escolares públicas e particulares das cidades de Corumbá e Ladário, com 11 atividades desenvolvidas. Pudemos ver o interesse dos pais que estavam sempre presentes, e foram os responsáveis pela extensão do projeto a outras escolas, pois tinham filhos, sobrinhos em outras unidades de ensino. A primeira mãe que veio nos procurar foi a de uma estudante da escola particular. Os alunos tiveram opção de enviar ou não a sua fotografia, foram incentivados, mas não forçados, prova disso foi que em nossa escola, das 300 fotografias, 150 participaram do Concurso. No inicio cobramos uma taxa de R$ 3,00 (três reais) por inscrições, para cobrir alguns gastos, mas a direção da escola e professores acreditiram que seria melhor a participação gratuita, os custo ficou a R$ 2,00 (dois reais) por foto inscrita, R$ 1,00 (um real) do CD para envio e R$ 1,00 (um real) a revelação já que conseguimos com a Clan Color (empresa local que revela fotografias) desconto de 75% nas revelações, os alunos apenas apresentavam um ticket na loja.
Os estudantes produziram belas imagens, retrataram suas famílias, essas estavam presentes em sala de aula através das fotos, vislumbraram a cidade, perceberam o lugar bonito onde vivem, estudaram e registraram a história da mesma, produziram informações para as futuras gerações, contextualizaram a realidade, o cotidiano, o lugar, através das lentes, manifestaram-se, expressando –se através das suas produções.
Entre os educadores, tivemos aqueles em total dedicação, abrangemos alunos da educação infantil, ensino fundamental, médio e EJA. Instigante e desafiador foi trabalhar com a educação infantil, a professora, chegou a nos dizer: “Meu alunos vão participar, só não sei como, quero muito que participem, eles sempre ficam de fora dos projetos do fundamental, essa é uma oportunidade de integrá-los.” E como foi gratificante, estudamos uma maneira e aquilo que suas professoras passaram para eles sobre natureza, eles retrataram, saímos a campo, na Praça da Independência e no Porto Geral, éramos 5 educadores, as duas professoras da educação infantil, e três outros educadores da sexta à nona série, as crianças aprenderam rápido a operacionalizar as máquinas, aprenderam sobre a cidade brincando, pois para elas foi uma brincadeira.
As oportunidades de troca de experiência entre educadores foi imensa, sentamos com muitos, discutimos idéias, muitos professores realizaram trabalho de campo, pensamos até em um Workshop sobre essas experiências, mas devido a falta de tempo e de recursos, não foi possível.
Os alunos do Ensino Médio da Escola Estadual Julia Gonçalves Passarinho, trabalharam na disciplina de História – A imagem como documento histórico – estudaram a história de sua cidade, analisaram e interpretaram fotos antigas de Corumbá e produziram novas fotos para as futuras gerações, o olhar deles para futuro.
Alunos da EJA sob orientação da professora Lindinalva produziram fotos da cidade, estudando a história e retratando o cotidiano corumbaense, pudemos acompanhar a culminância do projeto, foi recompensador. Na Escola Estadual Dom Bosco no período noturno, a professora de Ciências trabalhou a Relação Homem-Natureza. Esses educadores levaram suas máquinas correram atrás para aqueles que não as tinham, não mediram esforços
Um trabalho interessante foi das poesias em cima das fotos produzidas. Na Escola Municipal Pedro Paulo de Medeiros os trabalhos foram diversificados, além de estudar a história da fotografia, trabalhos que envolveram o trânsito, o meio ambiente, a produção de textos, retrataram os esportes, em Inglês trabalharam jobs, retratando as profissões, passando aquilo que fora retratado na fotografia para o inglês. Assistiram a filmes, buscando observar as fotografias que traziam, o olhar deles sobre a temática da sétima arte, pois, filme é fotografia também. Retrataram a escola, e muitas, muitas fotos deles. Mas o maior número de fotografias inscritas foi do tema Cidade e Natureza.
Tivemos muita preocupação com o julgamento das fotografias, queríamos um trabalho sério, assim o foi. Os jurados foram compostos por quatro fotógrafos profissionais de renome da cidade, uma representante da imprensa e proprietária de site de fotos, gerente da ClanColor, e duas técnicas da Secretaria Executiva de Educação. Ficando o primeiro lugar com a aluna da Escola Estadual Julia Gonçalves Passarinho, com a fotografia Atos Necessários, na categoria Família, segundo com a Escola Particular Santa Teresa e terceiro, com a Escola Municipal Pedro Paulo de Medeiros, os demais classificados foram de escolas estaduais e municipais.
É realmente trabalho exaustivo, mas, tem-se a oportunidade de dar aos alunos voz, a livre expressão pela imagem. Pois, ao afirmar alguma coisa pela imagem, o observador garante um direito, dizer: estou aqui, e tenho meu olhar sobre tudo. Nada é comparado com o prazer de ensinar, proporcionar conhecimento, formar cidadãos críticos e atuantes.
Esse projeto não foi barato, mas a escola não mediu esforços, a comunidade se empenhou.
O objetivo magno era o pedagógico onde a técnica e o estímulo abriram um enfoque novo aos nossos alunos que estudar é gratificante, é ideal na formação de novos cidadãos.

JORGE L. S. SAMBRANA.

Agradecimentos todos que colaboraram com o projeto de forma direta e endireta. Aos alunos e amigos professores, parceiros (corumbaladas)e patrocinadores (ClanColor, Visoótica, Sehira Modas) da edição 2008 nosso muito obrigado.

3 comentários:

fernanda disse...

a foto que de veria ganhar era do senhor pescando

Anônimo disse...

para mim a escola pedro paulo de medeiros esta fazendo um concurso muito legal, onde alunos de varias escolas podem mostrar que a cidade de corumba tem varias coisas maravilihosas. pra mim todas as fotos estavam lindas,principalmente a foto do rio paraguai que mostra o maior ponto turistico corumbaense.parabens ao professor jorge por ter realizado um concurso tao criativo e lindo como o seu olhar,e parabens a ecola pedro paulo de medeiros tambem beijinhos sou bruna do 9 ano b

Anônimo disse...

de:ALINE PARA:GEORGE
Parabéns!!!!Ficou ótimo,e obrigado por ser um professor excelente,não só pra mim como pra todos
pois o senhor é
um excelente
PROFESSOR